O que acontece se a empresa ou negócio não tiver as licenças ambientais?

O que acontece se a empresa ou negócio não tiver as licenças ambientais?

O que acontece se a empresa não tiver as licenças ambientais?

 

Se uma empresa passar a trabalhar em suas instalações sem os devidos laudos e licenças ambientais está correndo o risco de ter que parar totalmente o trabalho e ainda pagar multas, cujos valores podem variar de acordo com o grau.

 

Ao mesmo tempo, caso as licenças não sejam renovadas e alteradas conforme novidades nas leis ou ainda mudanças na própria forma de operação, a empresa também corre o risco de ter que arcar com custos bastante altos e mudanças em sua infraestrutura que podem inviabilizar por completo sua atuação no mercado.

 

Isso sem falar na questão social e ambiental. Afinal, nos dias de hoje as empresas que buscam pelo apoio de uma consultoria ambiental e conseguem transmitir aos seus clientes sua preocupação para com o meio ambiente e a proteção dos recursos públicos, costuma garantir uma melhor imagem perante os seus clientes.

 

Que tipo de documentação uma empresa de licenciamento ambiental pode conseguir?

 

As documentações podem mudar de acordo com o tipo do empreendimento e região no qual pretende atuar. Entre as licenças ambientais mais comuns, necessárias para que as instalações possam começar a ser construídas ou a produção se inicie, podemos citar:

 

* Licenças ambientais prévias

 

* Licenças de instalação

 

* Licenças de Operação

 

Além delas, as empresas precisam ainda garantir aos órgãos competentes que o funcionamento da empresa está de acordo com as obrigações, e por isso, de tempos em tempos, são necessárias licenças de renovação de cada uma delas.

 

 

Por que contratar uma empresa de consultoria ambiental?

 

Segundo a legislação vigente, empresas, negócios e empreendimentos que possam vir a causar impactos na natureza, aumento de poluição ou transformação de espaços só podem funcionar através da liberação de um licenciamento ambiental.

 

Estes impactos podem ser considerados locais, estaduais ou até federais, de acordo com o tamanho do empreendimento em si, e de acordo com sua classificação, devem ser conquistadas diferentes licenças.

 

Trata-se de um processo bastante delicado e que envolve uma infinidade de detalhes a serem levantados antes que qualquer atividade se inicie. Por isso, conseguir este tipo de documentação é algo que demanda alto conhecimento da região e das leis, uma avaliação profunda e um laudo bastante detalhado, para que não surjam problemas futuros.

 

É aí que uma empresa de consultoria ambiental competente pode fazer toda a diferença, garantindo que tudo está sendo realizado dentro das obrigações previstas nas legislações municipais, estaduais e federais.

 

A criação de projetos ambientais para empresa, quando bem realizados, pode garantir que o negócio consiga atender a todas as suas necessidades, sem prejudicar o ambiente no qual está inserida, sem riscos de sofrer futuras sanções que podem inviabilizar o negócio.

 

Para mais informações a respeito de projetos ambientais, consultoria ambiental e licenças no Estado de Santa Catarina, entre em contato conosco.

 

 

Conheça os nossos serviços para sua empresa:

Conheça os nossos serviços

Olá, podemos ajudar?