Consultoria e Licenciamento Ambiental Cadastros e Outorgas

Como este serviço pode ajudar?


Quem possui uma pequena empresa ou é dono de um terreno precisa estar em uma condição regularizada perante o poder público. Ações em que o meio ambiente é interferido ou tenha suas condições alteradas precisam ser autorizadas por meio do Licenciamento Ambiental.

 

Esse licenciamento é uma ferramenta que mantém as atividades humanas, tanto comercial, industrial ou empresarial, em condições legais com a gestão política de Meio Ambiente.

Serviços de Licenciamento Ambiental Cadastros e Outorgas

Somos uma empresa especializada em licenciamentos, assessoria e consultoria de projetos.

CAR

Cadastro Ambietal Rural

DOF

Documento de Origem Florestal

AuC

Autorição de Corte de Vegetação

Outorgas no DNPM

Departamento Nacional de Produção Mineral

Levantamento e Invetário Florestal

Reserva Legal

Outorgas de Recursos Hídricos

Assessoria Junto aos Órgãos Públicos

IBAMA, DNPM, FATMA, FUNDAÇÃO MUNICIPAL, CREA-SC, CONFEA, ANA, ANEEL, SDS, IPHAN, JUDICIÁRIO, FÓRUM, CONSEMA, CONAMA, COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA

Solicite uma ligação




ou ligue (48) 3658-3644

Perguntas Frequentes

A sustentabilidade tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos anos. A extração de recursos naturais para o proveito do homem continua sendo um tema importante, mas a conciliação do seu uso com a preservação e produção também.

 

É por isso que o licenciamento ambiental trata de assegurar que donos de empresas, gestores e donos de terrenos tenham um equilíbrio correto entre seus negócios com os ecossistemas próximos.

 

Todo o apoio estratégico e administrativo de órgãos como o IBAMA trabalha para que o desenvolvimento econômico desse público esteja ao lado de uma avaliação ambiental integrada e correta. Essa avaliação vai desde autorização de terraplanagem, autorização de corte de vegetação ou mesmo autorização de monitoramento da fauna. Tudo isso agindo de acordo com as políticas ambientais, para estimular a tendência de ações de gestão e mercado mais corretas e sustentáveis.

 

O IBAMA é o órgão responsável em licenciar um empreendimento ou uma ação ambiental (como lavração de terras ou extração de minerais). Para iniciar o processo, a empresa ou a pessoa física precisa ter a inscrição no Cadastro Técnico Federal, o CTF. Esse cadastro vai autorizar o início do preenchimento dos requerimentos eletrônicos.

 

Para quem possui um imóvel rural, o CTF também precisa vir acompanhado da inscrição do Cadastro Ambiental Rural. Esse registro, também eletrônico, é uma forma do poder público gerenciar, controlar e advertir qualquer ação ilegal contra o meio ambiente em áreas rurais, como desmatamentos e erosões.

 

Após a primeira etapa, a pessoa física ou jurídica poderá preencher a Ficha de Caracterização de Atividade, o FCA. Este documento detalha todas as informações sobre a atividade do empreendedor. Dessa forma, o IBAMA tem uma noção exata de como seu negócio terá relação com o ecossistema onde ele se encontra. A lista de atividades e tipos de empresas que precisam fazer o licenciamento ambiental poderá ser conferida no site do órgão.

 

Após preencher o formulário, ele será enviado para abertura de processo e avaliação para ser instaurado, que dura no máximo até 7 dias. Caso haja alguma irregularidade no preenchimento, o documento é enviado novamente ao dono do negócio para possíveis correções.

 

Por meio do licenciamento ambiental, o gestor ou empreendedor poderá ter acesso a outras emissões de autorizações e licenças para a legalidade do negócio. Juntamente com o início do licenciamento ambiental, todo o processo é dividido em três situações (licença prévia, licença de instalação e licença de operação).

 

Caso o dono precise de ajuda, uma consultoria poderá ser de grande ajuda para oferecer o suporte necessário para deixar o licenciamento vigente e sem qualquer restrição.

 

Nossos Clientes Ver mais

Conheça todos os nossos serviços

Olá, podemos ajudar?