Serviços Arqueológicos

Como este serviço pode ajudar?


Estamos preparados para Direção, Assessoria, Consultoria e a Coordenação de Estudos
Arqueológicos, compondo a equipe para fins de emissão de Laudos Técnicos Arqueológicos, Projetos de Estudos e Levantamentos Técnicos Arqueológicos, Ficha de Caracterização da Atividade – FCA, aprovação de Licenças Ambientais, realização de EIA-RIMA, RAS e Estudos para o IPHAN,

 

Através de Projetos Arqueológicos contendo análise e verificação da existência de bens culturais acautelados na AID do empreendimento a partir de consulta ao sítio eletrônico do IPHAN;

Setor Arqueologia Serviços Arqueológicos

Somos uma empresa especializada em Arqueologia, Engenharia Florestal, Licenciamentos, Assessoria e Consultoria de Projetos.

Direção

Assessoria

Consultoria

<

Coordenação de Estudos Arqueológicos

Cadastros e Procedimentos no IPHAN

Solicite uma ligação




ou ligue (48) 3658-3644

Perguntas Frequentes

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações.

 

Criado em novembro de 1937, o Iphan foi estruturado por intelectuais e artistas brasileiros da época e, há mais de 60 anos, responde pela proteção e conservação de grande parte dos bens culturais do país.

 

A administração desses patrimônios é feita por meio de diretrizes, planos, instrumentos de preservação e relatórios que informam a situação dos bens, o que está sendo feito e o que ainda deve ser realizado.

 

São mais de 20 mil prédios tombados, 83 centros e conjuntos urbanos, 12.517 sítios arqueológicos cadastrados, além de mais de um milhão de objetos, cerca de 250 mil volumes bibliográficos, documentação e registros fotográficos e cinematográficos em vídeo.

 

O Iphan está presente em todos os estados e alguns municípios brasileiros, distribuídos em 27 Superintendências e 25 Escritórios Técnicos espalhados pelo país, além de quatro Centros Culturais. A administração central funciona em Brasília e no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

 

Fonte: http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/11/iphan-e-responsavel-por-preservar-divulgar-e-fiscalizar-os-bens-culturais-brasileiros

O IPHAN através de normativa está aceitando a partir de setembro de 2012 somente Diagnósticos arqueológicos com prospecção interventivas, para isso, para ter a autorização de pesquisa de campo o arqueólogo deve protocolar projeto de pesquisa com os seguintes dados abaixo:

Para o Projeto de Pesquisa em área solicitada a ser apresentado no IPHAN devemos ter:
1 - Contrato assinado pelo empreendedor;
2 - Caracterização, localização e todos os dados do empreendimentos;
3 - Plantas/mapas do empreendimento em Arquivo DWG;


Os projetos direcionados a obtenção de autorização de pesquisa para realização pesquisas de com prospecção deverão conter o seguinte material cartográfico:
a - Planta, mapa ou carta em escala compatível e adequada à área representada contendo a delimitação vetorial da área abrangida pelo projeto, preferencialmente georreferenciada. Caso esteja posicionada no plano topográfico local, o material cartográfico deverá conter a referência espacial dos confrontantes do terreno em estudo e também referências espaciais como arruamentos e cursos d’água que deverão estar devidamente identificados pela sua nomenclatura oficial;


b - Planta, mapa ou carta em escala compatível e adequada à área representada contendo a referência espacial do projeto de engenharia do empreendimento com a definição vetorial da Área Diretamente Afetada (ADA), Área de Influência Direta (AID) e da Área de Influência Indireta (AII) do empreendimento proposto.


Com esses dados podemos elaborar o projeto de pesquisa para enviar ao IPHAN.
Segue os procedimentos para termos do IPHAN a autorização de pesquisa referente aos Diagnósticos Prospectivos.

1- Contrato assinado pelas duas partes, estaremos encaminhando o Projeto de Pesquisa para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para apreciação.

2 - O Projeto aprovado será encaminhado pela Secretaria Regional para o IPHAN em Brasília publicar a autorização dos trabalhos no Diário Oficial da União.

3 - Somente com a autorização publicada no Diário Oficial da União que podemos fazer os trabalhos de campo e laboratório.

4 - Em seguida encaminharemos o relatório Final para Secretaria Regional do IPHAN, para apreciação e deliberação sobre o mesmo através de Parecer Técnico, de acordo com a legislação federal.


Estaremos entregando o Relatório Final em aproximadamente 60 dias após a autorização de pesquisa ser publicada no Diário Oficial da União pelo IPHAN.


Dados para elaborarmos contratos:
Razão social:
CNPJ:
Inscrição Estadual:
Endereço: Município/Estado:
Nome complemento:
Função na empresa:
Formação profissional:
Representante legal:
Estado civil:
Nacionalidade:
Município onde reside: CPF e RG:




Para a LAI devemos aguardar o Parecer Técnico do IPHAN referente a análise do Relatório Final das atividades feitas durante a LAP que é o Diagnóstico arqueológico interventivo.

Nossos Clientes Ver mais

Conheça todos os nossos serviços

Olá, podemos ajudar?